O curso de Segurança do Trabalho forma profissionais capazes de atuar na prevenção de acidentes e auxiliar no cuidado da saúde das pessoas em seu dia-a-dia nas organizações.
É oferecido em duas modalidades: o principal é o técnico, que é um curso de nível médio. Mas existe também a graduação tecnológica, que é um curso superior. As duas modalidades formam profissionais pra diferentes funções e hierarquias.
No mercado de trabalho, o técnico ou tecnólogo em Segurança no Trabalho pode atuar em empresas comerciais e indústrias, fabricantes e representantes de equipamentos de segurança e sindicatos ou entidades de classe.
O trabalho deste profissional faz parte da sustentabilidade da empresa, gerenciando os riscos e criando uma cultura da saúde e segurança no ambiente.
Como é a faculdade de Segurança do Trabalho?
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico, definidas pelo Ministério da Educação (MEC), o curso técnico em Segurança do Trabalho se encaixa nas áreas da Saúde e Meio Ambiente.
Desta forma, a duração mínima do curso é de 1.200 horas, concluídas em um ano e meio ou dois. Algumas das disciplinas estudadas são:
Higiene no Trabalho;
Ergonomia;
Educação para segurança no Trabalho;
Saúde e Medicina do Trabalho;
Direito do Trabalho;
Conservação Ambiental.
